.

.

Shows

ADONIRAN EM PARTITURA
12 canções inéditas



Fruto de um cuidadoso trabalho de pesquisa, o disco-livro ADONIRAN EM PARTITURA, álbum de estreia do Conjunto João Rubinato, traz a público 12 canções inéditas de Adoniran Barbosa. Compostas entre 1935 e 1970, as músicas vêm acompanhadas de suas raríssimas partituras originais e um texto exclu­sivo sobre o início da carreira do artista, ilustrado com fotos e reportagens da época. 

No espetáculo ADONIRAN EM PARTITURA, além das 12 canções inéditas do disco-livro, o Conjunto João Rubinato apresenta um panorama da trajetória artística de Adoniran Barbosa, incluindo sua atuação no rádio, cinema e TV, e também como artesão. A história é reconstruída a partir de registros raríssimos em foto, áudio e vídeo, e um descontraído bate-papo com Sergio Rubinato, sobrinho de Adoniran.

TRABAIÁ, EU NÃO!
Adoniran Barbosa na era do rádio


Nos anos 1940 e 1950, Adoniran foi um verdadeiro astro do rádio. Mas não por causa de suas canções, e sim por conta do seu incrível talento como ator cômico. Sua fama se construiu através dos impagáveis personagens criados por Osvaldo Moles, verdadeiro gênio do rádio paulista e um de seus mais importantes parceiros.

No show Trabaiá, eu não! – Adoniran Barbosa na era do rádio, apresentamos um episódio completo do lendário e divertido programa Bangalôs e Malocas, que conta a história de três vagabundos que são contra o trabalho. Para interpretar as canções deste episódio, contamos com a participação ilustre da cantora exclusiva do programa original, Esterzinha de Souza, hoje com 86 anos.

Além disso, apresentamos uma seleção especial de composições pouco conhecidas de Adoniran – incluindo uma inédita! – temperadas com projeções de fotos raras e um descontraído bate-papo com o biógrafo e o sobrinho do artista. E, para encerrar, o sambista Toinho Melodia interpreta o seu belíssimo Tributo a Adoniran.



CONCERTO PARA ASSOBIO E MÁQUINA DE ESCREVER
Osvaldo Moles em canções, crônicas e radioteatro

Osvaldo Moles e Adoniran Barbosa
Gênio do rádio paulista, Osvaldo Moles (1913-1967) foi pioneiro da publicidade eletrônica, jornalista, compositor, roteirista de cinema, poeta e cronista de primeiro time. Parceiro mais importante na trajetória de Adoniran Barbosa, Moles foi o criador daquele modo de falar característico, aquele “paulistês”, mistura do linguajar italiano, crioulo e nordestino, que o Adoniran radioator imortalizou em personagens e sambas memoráveis.

Neste espetáculo, além de canções assinadas em parceria com Adoniran, como Tiro ao Álvaro, apresentamos também um episódio do divertido programa Bangalôs e Malocas, escrito por Moles especialmente para o Adoniran radioator. 

Entre as músicas, há um descontraído bate-papo com Celso de Campos Jr. e Sergio Rubinato, sobrinho de Adoniran, temperado com projeções de fotos raras, do acervo da família dos dois artistas, e com a leitura de trechos de crônicas de Osvaldo Moles. 

Contamos ainda com a participação ilustre da cantora do rádio Esterzinha de Souza, hoje com 87 anos, que interpretará as canções do programa Bangalôs e Malocas, exatamente como há 60 anos atrás.



JABÁ SINTÉTICO
as músicas de Adoniran que a rádio não toca

Adoniran e seu cachorrinho Peteleco
No espetáculo Jabá Sintético: as músicas de Adoniran que a rádio não toca, apresentamos uma seleção especial de canções pouco conhecidas do compositor paulista, temperadas com divertidas esquetes do Adoniran radioator, projeções de fotos e documentos históricos, e ainda um descontraído bate-papo com o biógrafo, Celso de Campos Jr., e o sobrinho de Adoniran Barbosa, Sergio Rubinato.

Contamos com a presença ilustre da estrela cantora do rádio Esterzinha de Souza, que nos anos 1950 trabalhou com Adoniran no lendário programa radiofônico Histórias das Malocas e em 1962 gravou um LP com as melhores canções do programa.

Para encerrar, Toinho Melodia, sambista da velha guarda do samba de São Paulo, interpreta o seu belíssimo Tributo a Adoniran, composto por ocasião da morte do artista, em 1982.